Apresentação de Livro e Inauguração de Exposição

de 27.04.2019 até 27.04.2019
No âmbito da Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: Património e Paisagem Rural, o Paço de Giela realizará no dia 27 de abril as seguintes atividades:

16h00
Apresentação de Livro: "Pedaços d'um tempo que passou" de Alberto Fernando Fonseca Lima (Santana);

17h30
Inauguração da Exposição: "Valdevez, Paisagens-Património" de Tomás Reis
"Manifesto do autor:
Basta uma breve visita a Arcos de Valdevez para que a paisagem surpreenda. É caso para questionar o valor do património deste concelho.
Podem as casas-torre, de que o Paço de Giela é exemplo, ser Património da Humanidade? Se a concentração destas casas senhoriais é única em todo o país, o cruzamento de influências francesas e italianas criou edifícios únicos.
Pela sua relevância, estruturam a paisagem agrícola, em campos que ainda hoje guardam espécies de vinha endémica.
Podem os espigueiros do Soajo ser Património da Humanidade? A par de Lindoso, é no Soajo que está o maior conjunto conhecido de espigueiros inteiramente construídos em pedra. São um testemunho excepcional do trabalho coletivo das comunidades de montanha.
Poderia continuar a enumerar património arcoense único no mundo, mas a lista ficaria sempre incompleta. É que, neste mosaico de paisagens-património, a atenção dilui-se em todos os elementos de interesse, dos socalcos de milho e das medas de palha, às simples pedras da calçada.
Mais vale, portanto, ser guiado pelas pessoas que habitam a terra. Só quem cuida e ama estes lugares, poderá fazê-los perdurar nas próximas gerações."