II Encontro Ibérico de Esgrima Medieval em Arcos de Valdevez

22.10.2019
Decorreu no passado dia 12 de outubro, o II Encontro Ibérico de Esgrima Medieval, no Paço de Giela, em Arcos de Valdevez, numa organização conjunta do GEMAC - Grupo de Esgrima Medieval e Artes de Combate, EmCadeamentos – Associação para a Promoção do Património Histórico e Cultural e do Município de Arcos de Valdevez.
Pelo segundo ano o Encontro juntou clubes/salas de armas de Portugal e de Espanha, promovendo um desporto ainda pouco divulgado em Portugal, em contexto de património.
A forte presença de atletas estrangeiros confirma a internacionalização deste evento na comunidade internacional; o contingente espanhol estava maioritariamente preenchido por atletas galegos, mas estiveram ainda presentes atletas do país Basco e até mesmo de S. Petersburgo (Rússia).
Participaram no evento atletas de vários clubes, mas apenas quatro entraram em competição: GEMAC (Porto, Portugal), SVEA (Vigo, Espanha), CEHEPO (Pontevedra, Espanha) e 100tolos (Corunha, Espanha).
Quase uma centena de duelos durante o torneio; na modalidade de Espada e Broquel participaram nove atletas em 21 combates; na de Espada Roupeira participaram 15 atletas, num total de 38 combates; na modalidade de Espada Longa estiveram envolvidos 14 atletas em 34 combates.
Durante o Encontro mostraram-se duas exposições de materiais medievais, uma de índole civil e outra de índole militar, que o público presente pôde visitar e manusear.
Na tarde do dia 12, entre as finais de Espada Roupeira e o início do torneio de Espada Longa, foram ainda proporcionadas a crianças e adultos, aulas de iniciação à Esgrima Medieval.
O sucesso desta segunda edição anuncia a continuação da terceira, em 2020.