MILHARES DE PESSOAS VIERAM AO PAÇO DE GIELA ASSISTIR À "RECRIAÇÃO HISTÓRICA: O RECONTRO DE VALDEVEZ".

10.07.2018

No passado fim-de-semana, este Monumento Nacional acolheu uma verdadeira viagem à idade média e ao século XII. Em 1141, os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo Afonso VII de Leão e Castela encontram-se no Vale do Rio Vez, protagonizando um dos momentos mais importantes da fundação da nacionalidade, o Recontro de Valdevez. Esta espécie de contenda/torneio medieval evitou uma batalha quase certa que deu uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca.

Durante os dois dias de evento, milhares pessoas visitaram e envolveram-se nesta recriação, muitos vestidos à época com roupas cedidas pelo município.

O espaço do evento (Paço de Giela) foi dividido em várias áreas como a Praça dos Mercadores e dos Ofícios, o Largo do Sustento e pensar nos mais pequenos, foi criado um espaço denominado de Castelo dos Infantes e Petizes. As diversas atividades pensadas para todos os públicos foram uma constante, nomeadamente, Recriação Histórica e Artes Performativas; Personagens; Rábulas e Estórias; Música e Dança; Prática de esgrima e dança e Calígrafos e grafias medievais.

Marcamos encontro no próximo ano!